45 conversinhas CCLivros

[Resenha] Coração de Tinta, de Cornelia Funke

10.1.12Igraínne

por Igraínne Marques


- Livro: Coração de Tinta
- Série: Mundo de Tinta (livro 1)
- Autora: Cornelia Funke
- Editora: Cia. das Letras
- Comprar: Saraiva, Travessa, Livraria Cultura
- Sinopse: "Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência, não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição."

"Coração de Tinta", para quem não sabe, é uma série de três livros (sim, gente, apenas três - nem dá pra acreditar) escrita pela alemã Cornelia Funke (a mesma de "O Senhor dos Ladrões"). Todos os três livros já foram lançados no Brasil pela Cia. das Letras (essa é a parte interessante). Coração de Tinta também deu origem a um filme, com direito a Brendan Fraser no papel principal (segundo a própria Cornelia, Mo teria sido inspirado nele) e até Paul Bettany (que dá vida ao enigmático Dedo Empoeirado).

O livro começa com Meggie, a filha de Mo, indo para cama dormir. Porém, por mais que tente, ela não consegue pegar no sono. Ela não imagina o motivo pelo qual o pai nunca lê histórias para ela. Mo sempre pareceu estar empenhado em cumprir sua promessa de "não vou mais ler em voz alta". E então, bem de repente, enquanto a menina ainda está acordada, alguém bate na porta. Um homem surrado, repleto de cicatrizes está ali para falar com Mo, e Meggie não entende por que o pai é chamado de "Língua Encantada" pelo homem estranho.

Mo, um encadernador, tem o dom de trazer personagens de livros para o mundo real toda vez que lê algo em voz alta. Ele pode transportar pessoas e até mesmo coisas, mas não é capaz de controlar quem ou o quê passará para o nosso mundo. Há muito tempo libertou um vilão de um livro chamado "Coração de Tinta" juntamente com outros personagens suspeitos.

O homem que havia batido na porta, contudo, é Dedo Empoeirado, um ruivo que parece guardar segredos demais. Confesso que me afeiçoei a ele de um jeito que não sei descrever. Ele é independente, determinado e um dos personagens mais bem construídos com que já me deparei. Sério, gente, ele é o máximo. E tem rivalidades, contas que parece não ter acertado com gente do outro lado da força. MAS, o que você precisa saber é que Dedo Empoeirado tem o dom de controlar o fogo. E isso não é (MESMO!) pouca coisa.

O livro em si é bastante interessante e prende com uma facilidade invejável. A história não fica apenas no que Mo se prometeu ou não fazer. Em terceira pessoa, é possível que o leitor "salte" de um foco narrativo a outro, sem aviso prévio. E o conflito geral (o que realmente me fez ficar interessada na história) é o fato de que, ao se trazer alguém para fora de um livro, você precisa levar alguém para DENTRO da história. Uma troca. Sem direito a arrependimentos.

"Coração de Tinta" é bom. Além de a capa ser linda, o conteúdo é tão lindo quanto. Já é um dos meus livros favoritos, fácil. Os outros dois livros "Sangue de Tinta" e "Morte de Tinta" não foram adaptados para o cinema e por enquanto não há informações a respeito de uma possível produção. Para quem ficou curioso com o filme baseado em "Coração de Tinta", aí vai a capa do livro inspirada no cartaz:



Classificação:


(4,5/5 conversinhas)

TAGS: , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. Eu acho o título desse livro mágico. Tenho vontade de ler.
    A sinopse já tinha me atraído e,depois de ler a resenha, a curiosidade só aumentou.
    Histórias de fantasias sempre mexem com a imaginação. Eu achei criativo a idéia de "se trazer alguém para fora de um livro, você precisa levar alguém para DENTRO da história".
    Se desse, ia ler agora mesmo pra descobrir os motivos que levam a isso.

    O filme não quero assistir. Muita gente não gostou. O livro certamente é melhor e mais detalhado.

    Ótima dica!!

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  2. Ah, Coração de tinta \o/
    Sim, confesso que sou completamente apaixonada por esse livro, estão sou meio suspeita para da minha opinião 'Haha. Já assisti o filme, porém confesso que na minha opinião não há nem a possibilidade de comparação entre ambos, o livro é MIL vezes melhor. Enfim, adorei a resenha :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  3. Olá (:

    Faz um tempinho que estou querendo ler esse livro, e sua resenha me deixou ainda mais curioso sobre ele. O enredo principal, dessa coisa de tirar algo/alguém do livro em troca de alguém do mundo real é incrível. Há um muno de possibilidades a se explorar ao redor disto.
    Por enquanto, fico só na vontade mesmo... mas assim que conseguir ler o livro digo o que achei (: Espero poder lê-lo em breve.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Posts Populares